Cefapro

Usuário - faça seu login ou cadastre-se aqui.

Av. José Rodrigues do Prado, nº 96, Cohab Nova, Cuiabá, MT - CEP 78025-413


27/04/2012

               A Semana Literária da Escola José Leite de Moraes, localizada no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, aconteceu nos dias 16 a 20 de abril, conforme estabelecido no calendário do ano letivo.

O evento foi pensado com vários objetivos, atendendo as particularidades de cada turno, bem como a faixa etária dos alunos, modalidade de ensino, entre outras. Durante a semana pedagógica foi discutida a prática de leitura que culminou no projeto da Semana Literária. A conclusão das discussões foi de apresentar várias leituras que pudessem melhorar a evolução cultural, a descoberta da leitura como prazer e vivenciar várias histórias, ressaltando vários gêneros textuais, inclusive os gêneros literários.

            Desde o início do ano letivo, os professores de linguagem começaram as pesquisas, leituras, discussões e orientaram os alunos e os demais professores que colaboraram de forma intensiva para a culminância dos dias previstos. Além disso, os professores de linguagem instigaram os alunos a buscar meios de expressar o que apreenderam e aprenderam durante os trabalhos, como:

  • Produções individuais e coletivas;
  • Peças teatrais; poemas; músicas; danças; desfiles...
  • Pesquisas sobre biografias e obras literárias dos clássicos das literaturas: brasileira, estrangeira;
  • Contação de histórias;
  • Produção de máscaras, fantoches e filmes.

            Entre os autores trabalhados destaca-se: Luís Fernando Veríssimo, Rubem Braga, Monteiro Lobato, Shakespeare, Fernando Sabino, Millor Fernandes, Mário Quintana, Clarice Lispector, Casaldáliga, Machado de Assis, Manoel de Barros, Pablo Neruda, Cora Coralina, José de Alencar.

O evento foi um sucesso! Pois muitas mães, alunos, professora formadora do CEFAPRO-Cuiabá, professores, entre outros visitantes vieram prestigiar as apresentações e trabalhos dos alunos. Segundo o professor de português Cleiton Sales “foi uma oportunidade de integrar os alunos maiores com os pequenos”. Já a professora da mesma área Thielle Alcalde observou “Nós conseguimos atingir os objetivos almejados, que é a prática da leitura.” Segundo a diretora da escola Giuliana Seba, o evento “foi muito profícuo, pois foi possível observar a transformação de muitos alunos que antes envolviam-se pouco nas atividades escolares, mas a partir de então, começaram a se interessar mais pelas temáticas trabalhadas. Enfim, foi uma descoberta de talentos. A aluna Rayane Vieira, 9 anos, do 6º ano D, disse  “Foi legal, porque não ficamos só em sala de aula e eu pude aprender mais. A prof. formadora Antônia Ustulin observa: “ O evento confirma que a prática pedagógica dos professores mediada por diferentes metodologias e materiais didáticos, conteúdos significativos,  motiva os alunos em construir o próprio conhecimento de maneira autônoma”.

Outra edição do evento está prevista para novembro, ocasião em que serão tratadas temáticas referentes às questões raciais.

 

+ FOTOS



Contato
(65) 3637-1037
Av. José Rodrigues do Prado, nº 96,
Cohab Nova, Cuiabá, MT
CEP 78025-413