Cefapro
Av. José Rodrigues do Prado, nº 96, Cohab Nova, Cuiabá, MT
CEP 78025-413
Usuário - faça seu login ou cadastre-se aqui.
Data de nascimento
CPF


26/10/2012

 Ao iniciarmos o ano letivo de 2012, percebemos que os estudantes, não tinham o hábito de leitura de livros paradidáticos, e também não havia uma organização dos livros - sistematicamente separados – didáticos, pesquisa e paradidático.

Sendo assim, e percebendo a necessidade de organizar esse espaço, bem como sistematizar os livros já existentes na escola, buscamos parceria dos profissionais da educação da própria escola, solicitamos doações de colaboradores da escola e enfim, começamos a reorganizar a mesma sala que já existia na escola. Criamos um espaço atrativo ao aluno e também para o professor.

Dessa forma, a realização da biblioteca, ou como denominamos como o nosso Cantinho da Leitura, surge com o propósito de proporcionar aos alunos, bem como a todos os funcionários da educação da Escola Estadual ProfºJercy Jacob momentos de leitura num espaço tranquilo, arejado, limpo e confortável.Nesse espaço também acontece as aulas de reforço e a hora atividade dosprofessores.

Organizamos um cronograma, e a biblioteca passou a ficar aberta em horários como a entrada dos alunos, na hora do almoço, pois muitos alunos permanecem para o Projeto Mais Educação, que utilizam este momento para leitura, no intervalo, e na saída. Assim, é possível permitir o acesso a todos.

Também estabelecemos um cronograma em parceria com o laboratório de informática que passou a funcionar assim, uma sala de aula, com 30 alunos, 15 alunos ficam no laboratório e os outros 15 no cantinho da leitura, e depois fazemos o revezamento com esses alunos.

Com o objetivo de verificar se os alunos realizavam leitura, foram elaboradasfichas de acordo com o ciclo e fase para que os alunos pudessem explicitar o que entenderam de determinado livro. Também foi confeccionada a carteirinha para empréstimo dos livros, em que os alunos podem levar os livros para casa, tendo o prazo de 5 dias para ficar com o mesmo. E para a escola, uma Ficha de controle, que é anotado o nome do livro, a data de empréstimo e a data da devolução, e quem assina é sempre o aluno que pegou o livro. Esta ficha é separada por Ciclo e fase.

Nestes dois meses de funcionamento, setembro e outubro, tivemos o seguinte resultado no Cantinho da leitura.

Do total de 300 alunos da escola, 217 já tem a sua carteirinha, sendo que 109no período matutino e 108 no período vespertino. Ou seja, quase 75% dos alunos têm a sua carteirinha e levam livro para casa para realizar leitura.

No que se refere à quantidade de livros lidos pelos alunos, os alunos do período matutino leram 294, que ficaram assim distribuídos o 6º ano A leu 71 livros, o 7º ano A 69, o 8º ano A 17, o 8ºano B 51, o9º ano A 31 e o 9ºano B 12 livros.

Enquanto que os alunos do período vespertino, leram no total 514 livros, queficou assim distribuído o 4º ano leu 125 livros, o 5º ano A  123 livros, o 5º ano B 52 livros, o 6º ano B 112 livros. O 7º ano B 56 livros. O 8º ano C 46 livros.

Pode-se perceber que o período vespertino foi o período que mais livros foram lidos, principalmente nos anos iniciais. E para estes haverá uma atividade diferenciada.

Em parceria, com a empresa de Abelha Taxi Aéreo, localizada no Aeroporto Marechal Rondon, no dia 23 de outubro, dia do Aviador, 30 alunos dos anos iniciais foram escolhidos para o passeio panorâmico de avião sobre as cidades de Várzea Grande e Cuiabá. Os critérios para a escolha desses alunos foi a quantidade de livros lidos, as histórias contadas de forma oral e escrita, bem como os desenhos elaborados das partes mais significativas do livro lido.

+ Fotos


(65) 3637-1037

Av. José Rodrigues do Prado, nº 96,
Cohab Nova, Cuiabá, MT
CEP 78025-413

Cefapro