Cefapro
Av. José Rodrigues do Prado, nº 96, Cohab Nova, Cuiabá, MT
CEP 78025-413
Usuário - faça seu login ou cadastre-se aqui.
Data de nascimento
CPF


24/08/2013

No mês de julho, ao longo de três dias, o formador do CEFAPRO de Cuiabá, Pedro Mário Costa Sales, realizou a primeira visita oficial à Aldeia Indígena Perigara da etnia Bororo. Entre outras ações, essa visita visou implementar as formações já iniciadas no primeiro semestre do presente ano letivo no Cefapro-Cuiabá cujo foco foi o PPP Indígena. Nesta oportunidade, a comunidade indígena, a Coordenadoria de Educação Indígena e vários formadores dos diversos polos reuniram-se nas dependências do CEFAPRO/ Cuiabá a fim de iniciar os trabalhos relativos à elaboração e construção do PPP das escolas estaduais indígenas.

A Aldeia Perigara está localizada a 250 km da capital Cuiabá-MT, no coração do Pantanal norte, às margens do Rio São Lourenço no município de Barão de Melgaço.

O acesso até a E.E Indígena Koge Eiari, por terra, pode ser feito apenas nos meses de julho a setembro, pois devido ao regime da cheia do Pantanal, em outros meses do ano o acesso à região  só pode ser realizado via embarcação o que aumenta e muito a distância e o tempo da viagem.

 Além das questões relativas ao PPP, esta primeira visita objetivou, também, abordar temáticas relativas à alfabetização em língua materna e à criação de um grupo de estudo que venha a implementar o Projeto Sala de Educador na unidade escolar indígena. O balanço realizado após esta primeira visita revela-se bastante positivo, tendo em vista que foi possível construir e inserir coletivamente boa parte do PPP Indígena, bem como estimular reflexões acerca da importância da formação continuada dos educadores da comunidade por meio da criação de um grupo de estudo que concretize o projeto Sala de Educador na unidade escolar Indígena Koge Eiari.


(65) 3637-1037

Av. José Rodrigues do Prado, nº 96,
Cohab Nova, Cuiabá, MT
CEP 78025-413

Cefapro