Cefapro

Usuário - faça seu login ou cadastre-se aqui.

Av. Cuiabá, nº 96, Cohab Nova, Cuiabá, MT - CEP 78025-413


Professores Formadores do Cefapro de Cuiabá participam do XVIII Endip

22/08/2016

O Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe) pela primeira vez será realizado em Mato Grosso e atrairá para Cuiabá pesquisadores da educação vindos de toda parte do país. São pesquisas de graduação, mestrado e doutorado, com o intuito de socializar conhecimentos, saberes, teorias e vivências para serem debatidas.

A programação do evento conta com a apresentação de 500 pôsteres, 300 painéis e 30 simpósios com uma variedade de temas a serem debatidos. O que envolve cerca de 900 expositores painelistas, 500 pesquisadores e 90 simposistas. Cerca de três mil pessoas são esperadas para o evento.

Durante os dias 23 a 26 de agosto, ocorrerão feiras de livros com a presença de renomadas editoras. A sessão solene de abertura está marcada para 19h30 do dia 23 de agosto.

Na programação consta ainda lançamento de livros nos dias 24 e 25, às 17 horas.

Organizado em três eixos temáticos o Endipe 2016 promove um rico e acalorado debate no coração da América do Sul. Respeitando a democrática apresentação de posições teóricas, a sobriedade em lidar com o contraditório. Os processos educativos, formais e não-formais, estão devidamente cobertos; a pedagogia está devidamente problematizada; a didática e a prática de ensino em todos os níveis da educação estão presentes.

As pesquisas a serem apresentadas nos pôsteres e painéis abordam temas como – As redes sociais e as influências que causam no comportamento dos jovens na escola; Educação e emancipação dos idosos nas universidades abertas para a terceira idade a partir da percepção dos professores; A adesão da família no processo educacional e os reflexos na escola. Além de uma infinidade de trabalhos que discutem a formação dos professores.

A Comissão organizadora do Endipe 2016 trabalhou para que os profissionais de Mato Grosso tivessem a oportunidade de participar e trazer sua voz e suas experiências. É um momento em que há um espaço privilegiado de diálogo entre professores. Momento de mostrar que há uma riqueza enorme na Educação do Cerrado, do Araguaia, Pantaneira e Amazônica: essa diversidade natural é a feição da diversidade cultural de nossa gente. Esperamos que o calor de Cuiabá aqueça nossos bons encontros; que a reflexão e a produção de novos conhecimentos sejam nosso principal resultado; que o debate livre e democrático seja profícuo; que a contradição e a diferença levem-nos a pensar mais.



Contato
(65) 3637-1037
Av. Cuiabá, nº 96,
Cohab Nova, Cuiabá, MT
CEP 78025-413