Cefapro

Usuário - faça seu login ou cadastre-se aqui.

Av. José Rodrigues do Prado, nº 96, Cohab Nova, Cuiabá, MT - CEP 78025-413


Projeto Educomunicação - Aluno protagonista

25/09/2017

 O projeto Educomunicação - Aluno protagonista - dinamiza a interação entre os alunos e professores, visando mudanças positivas de comportamento do aluno no âmbito educacional, porque oportuniza novos conhecimentos midiáticos e a utilização dos mesmos em ambiente escolar. A escola em seu papel de mediadora do processo ensino-aprendizagem parte do pressuposto pedagógico inserido no PPP da escola: “Em uma concepção dialógica, professor e aluno compreendem o ato pedagógico como um processo no qual a pesquisa é o caminho que possibilita a escuta de sua prática, num movimento de ação-reflexão-ação”. Assim, a escola apresenta uma proposta de ensinar e aprender, a qual reconhece e valoriza a diversidade e as diferenças individuais dos alunos como elementos enriquecedores do processo escolar que garantam o acesso e a permanência do aluno na escola.

 Além da permanência do aluno no ambiente escolar, o projeto de mídias supracitado Aluno protagonista tem como carro-chefe a busca de autonomia do aluno para decidir qual o caminho pessoal ele deva escolher, pois o professor responsável pelo EDUCOM ao administrar tarefas básicas de acompanhamento dos alunos do Ensino médio aos alunos dos anos iniciais, oportuniza novas formas de se enxergar a educação pública que é vista como uma reprodutora de conceitos tradicionais. Os alunos contemplados no projeto são agentes importantes que auxiliarão o processo educacional como uma ciranda do ensinar e do aprender, pois terão que buscar novos conhecimentos, participando de aulas extras, opinando e sugerindo no processo o qual eles colaboram na construção.

A carga horária mínima dos alunos é 20 horas, eles estão uniformizados para melhor identificação e recebem orientações diárias da professora responsável pelo projeto: Adriana do Couto Tokashiki para que desenvolvam as atividades dentro do tempo previsto pela escola. Alguns alunos estão sobressaindo pelas ideias e pelas atividades de leitura desenvolvidas em sala, as quais, foram observados aspectos interessantes como a fase do desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais. O primeiro momento é o trabalho em conjunto com o professor regente em sala de aula, o segundo momento é o lúdico, onde serão explorados a teatralização dos e a contação de histórias.  Além das atividades desenvolvidas de monitoria em sala de aula com alunos pequenos, alguns monitores se destacam por algumas habilidades específicas como: fotografia, conhecimento musical e trabalho com H.Q. O projeto teve início em abril de 2017 e terá finalização em dezembro de 2017 com avaliações previstas pela Instituição e encaminhadas ao setor de projetos da Seduc.

 

Fotos



Contato
(65) 3637-1037
Av. José Rodrigues do Prado, nº 96,
Cohab Nova, Cuiabá, MT
CEP 78025-413