Cefapro

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Casies/Cefapro de Cuiabá - SEDUC/MT

27/09/2017

 O Centro de Apoio e Suporte à Inclusão (Casies) e o Cefapro de Cuiabá realizarão o curso de formação para auxiliares de turmas que trabalham com alunos especiais nas escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande. O curso será de 23 a 27 de outubro na sede do Cefapro de Cuiabá. Av. Cuiabá, 96 - Porto, Cuiabá - MT, 78020-800.

            O objetivo do curso é capacitar os auxiliares para desempenhar variadas funções na escola inclusiva, bem como esclarecer sobre as práticas do auxiliar de turmas no cotidiano da escola, nas diferentes modalidades, informar sobre as atribuições e funções (conforme a Portaria nº 16/2015/GS/SEDUC/MT) e também propiciar esclarecimentos sobre os cuidados devidos aos alunos no espaço escolar.

            Para fazer sua inscrição acesse o link:

            Ficha de inscrição curso Auxiliares de Turmas

            As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro de 2017.

EMENTA

I - Atribuições do auxiliar de turmas na educação inclusiva;

II- TEA – Transtorno do Espectro do Autista.

III - Cuidados e orientações aplicados à criança Especial;

IV - Contribuições fonoaudiológicas aos profissionais ADIs que atendem alunos com deficiência.

V - Técnicas de orientação e mobilidades.                   

OBJETIVO GERAL

Capacitar auxiliares de turmas para desempenhar variadas funções na escola inclusiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Esclarecer sobre as práticas do Auxiliar de Turmas no cotidiano da escola, em suas diferentes modalidades;

ü  Informar sobre as atribuições e funções do Auxiliar de Turmas, conforme a Portaria nº 434/13/GS/SEDUC/MT;

ü  Propiciar esclarecimentos sobre os cuidados devidos aos alunos no espaço escolar.

 

 

 

CONTEÚDOS (Período matutino e vespertino)

Dia 23/10 - Atribuições do Auxiliar de Turma na Educação Inclusiva.

Ø  Portaria nº434/13/GS/SEDUC/MT;

Ø  Atribuições e Funções do Auxiliar de Turmas no Ensino Regular, Creches e Escolas     Especiais;

Ø  Práticas inclusivas no cotidiano escolar.

Dia 24/10 -  TEA – Transtorno do Espectro Autista

Ø  Considerações sobre o autismo;

Ø  Surgimento do autismo;

Ø  Alguns sinais do autismo;

Ø  Características do aluno Autista;

Ø  O que fazer diante do comportamento agressivo;

Ø  Como agir diante do aluno autista.

 Dia 25/10 - Cuidados e orientações aplicados à Criança Especial

Ø  Desenvolvimento motor normal;

Ø  Definição de deficiência;

Ø  Definição de deficiência Física:

·       Causas

·       Classificação

·       Prevenção

·       Recursos

·       Cuidados

Dia 26/10 – Contribuições fonoaudiológicas aos profissionais TAE que atendem alunos com deficiência.

Ø  Higienização

·       Cuidados básicos de higienização bucal para a criança com deficiência

Ø  Alimentação

·       Cuidados quanto à alimentação do deficiente: consistência/posicionamento alimentar.

Dia 27/10 - Técnicas de orientação e mobilidades.

Ø  Deficiência visual

·       Conceituação de Orientação e Mobilidade e Atividades de Vida Autônoma e Social;

·       Fundamentos básicos de Orientação e Mobilidade e Atividades de Vida Autônoma e Social:

·       Postura;

·       Marcha;

·       Segurança física;

·       Orientação Espaço-temporal;

·       Aquisição da autonomia;

·       Desenvolvimento de habilidades e papéis sociais;

·       Mudança de hábitos e do próprio estilo de vida;

·       Busca da solução de problemas e de situações do cotidiano;

·       Elevação da autoestima e redução do isolamento social;

·       Fortalecimento do sentimento de eficiência, eficácia e competência;

·       Estabelecimento de relacionamentos fundamentados na afetividade e não em situações de dependência ou conveniência.

METODOLOGIA

ü  Aula expositiva;

ü  Aula audiovisual;

ü  Discussões;

ü  Atividades em grupo.

RECURSOS/MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS

ü  Data Show;

ü  Aparelho de som e microfone;

ü  Flip Sharp, caneta piloto;

ü  Papel sulfite, lápis.

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA

·       Ministério da Educação. SEE. PCN. 2002.

·       Portaria 434/GS/SEDUC - MT.

·       Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual. MEC.SEE. Universidade Federal do Ceará. Brasília, 2010.

 



Contato
(65) 3637-1037
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