Cefapro

Usuário - faça seu login ou cadastre-se aqui.

Av. José Rodrigues do Prado, nº 96, Cohab Nova, Cuiabá, MT - CEP 78025-413


Alunos da Escola Estadual Ernandy Maurício Baracat de Arruda visitaram o Pantanal, como parte do projeto de Educação Ambiental, Meio ambiente: conhecer para preservar, em parceria com a UFMT.

17/07/2018

             No dia 11 de julho de 2018 cerca de 50 alunos, juntamente com professores da Escola Estadual Ernandy M. Baracat de Arruda realizaram uma vivência interdisciplinar de campo no Pantanal de Barão de Melgaço.  Esta vivência é parte do projeto Meio ambiente: conhecer para preservar, que vem sendo desenvolvido desde 2016, nesta escola, em parceria com o Cefapro-Cuiabá e com o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Mato Grosso, contando ainda com o apoio do Batalhão da Policia Ambiental do Estado de Mato Grosso.

O objetivo deste projeto é de proporcionar aos alunos e à comunidade escolar o conhecimento integrado da microbacia urbana em que estão inseridos (microbacia do Córrego Jacaré), possibilitando uma reflexão sobre as causas e consequências dos problemas ambientais observados e suas relações com problemas sociais e de saúde humana. Visa ainda apontar alternativas para a solução dos problemas detectados, permitindo que os estudantes conheçam sua realidade socioambiental e possam ser agentes de mudança.

Este projeto, a partir deste ano, está sendo ampliado para a bacia do Rio Cuiabá como um todo, a qual pertence à microbacia do Jacaré. O entendimento dos processos de poluição urbana, provocados principalmente pelo esgoto doméstico e resíduos sólidos dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande afetam as cidades localizadas rio abaixo, como Santo Antônio e Barão de Melgaço, e vem alterando a dinâmica natural do Pantanal, como foi observada na vivência em campo.

Nesta vivência os alunos conheceram a porção baixa do Rio Cuiabá no Pantanal, visitaram a Estação de Tratamento de Água de Barão de Melgaço, compreenderam que este bioma depende dos ciclos de cheia e seca para seu funcionamento, conheceram as baías, que se conectam com o Rio Cuiabá na época de cheia e são importantes ambientes para o equilíbrio do Pantanal, e puderam ainda compreender como vivem as comunidades nesta região e sua relação com os ciclos de cheia e seca.

 

Fotos do Evento



Contato
(65) 3637-1037
Av. José Rodrigues do Prado, nº 96,
Cohab Nova, Cuiabá, MT
CEP 78025-413